O Que é Dengue?

 

Entenda por que se fala tanto da doença e do mosquito¹

A dengue é considerada um problema de saúde pública mundial de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)2. Nos últimos 50 anos, a doença foi se espalhando e, tornou-se hoje endêmica em 128 países, onde moram cerca de 4 bilhões de pessoas1. A incidência da dengue aumentou 30 vezes no mesmo período2.1

O Brasil é um dos países mais atingidos pela doença no mundo1,2. Causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue costuma causar febre alta e dores generalizadas2. O desconforto é tão grande que, em algumas regiões, a dengue é conhecida como febre quebra ossos.

 

 

Por que está aumentando?2

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os principais fatores que contribuem para o surto de dengue no Brasil e no mundo estão1-3:

 

- O desmatamento de florestas, as alterações climáticas e o processo de urbanização.

- A circulação de pessoas para regiões endêmicas.

- O acúmulo de lixo em locais inadequados.

- A alternância da predominância dos subtipos da dengue, o que torna o risco de infecção contínuo, e o fato deles conseguirem estar presentes numa mesma região ao mesmo tempo2,3.

- A capacidade do ovo do Aedes aegypti resistir por longos períodos de tempo fora da água, o que facilita a proliferação e a dispersão do mosquito de forma generalizada, rápida e imprevisível2,4