Prevenção

 

É possível evitar a dengue?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou o documento “Estratégia Global para Prevenção e Controle da Doença 2012-2020”18, em que é apresentada a recomendação para reduzir a incidência da dengue em 25% e sua mortalidade em pelo menos 50% até 2020. Para isso, os países precisam colocar em prática o conhecimento adquirido até agora com o enfrentamento da doença. 

 

Suas atitudes fazem a diferença

Evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é o jeito mais eficaz de prevenir a dengue, o zika vírus e o chikungunya vírus4,5,9. E você pode fazer isso tomando atitudes simples, dentro e fora de casa. 

 

Dentro de casa4,12,13

- Jarras, filtros, ralos e tampas de vaso sanitário devem ficar fechados, especialmente se for viajar e a casa ficar vazia.

- Se tiver cachorro, gato ou passarinho de estimação, lave a vasilha de água do bichinho semanalmente e com uma bucha. Isso porque o ovo do mosquito Aedes aegypti pode se manter vivo por mais de um ano fora da água.

- Como o mosquito voa a uma altura máxima de meio metro do chão, fique atento a lugares como embaixo da mesa, da cama e dos armários.

- Apesar do cheiro desagradável, deixe abertas as portas e janelas de casa quando a prefeitura pulverizar inseticida (fumacê) no seu bairro.

 

 

 

Fora de casa4,12,13
 

- Não acumule sucata e limpe a garagem, o quintal e o jardim, tirando recipientes que possam acumular água, como latas, pneus, copos descartáveis, sacos plásticos, tampinhas, sapatos velhos e cascas de coco.

- Verifique se não há água parada na laje, na calha e nos ralos externos.

- Depois de regar as plantas, escorra a água que ficar acumulada nos pratinhos e coloque um pouco de terra ou areia neles. Verifique também se não há água parada nas folhas, raízes e nos galhos. 

- Mantenha os sacos de lixo sempre fechados.

- Deixe as garrafas e os garrafões vazios virados de cabeça para baixo.

- Mantenha tampada a caixa d’água, o poço artesiano, a cacimba, os tambores de água e tonéis, a cisterna e as latas de lixo.

- Certifique-se de que a piscina do prédio, de casa ou do clube é limpa e tratada com regularidade.

 

 

No seu bairro4,12,13

- Avise seus vizinhos, amigos e parentes para redobrarem a atenção dentro e fora de suas casas.

- Acione o serviço de limpeza urbana da sua cidade para recolher entulhos e escoar águas paradas ou empoçadas nas ruas ou em terrenos baldios, construções, tanques, praças e piscinas abandonadas.

- Denuncie os locais públicos ou particulares abandonados que apresentam sucata ou lixo acumulados.

- Caso encontre o mosquito, faça uma varredura num perímetro de 200 metros, que é a distância média que ele costuma se afastar do local onde nasceu.